“Leveza é ser tão profundo q você pode voar”

 

Ela quer avançar, romper barreiras. É o que seus admiradores falavam dela.
Karl Lagerfeld, Donatella Versace e tantos outros profissionais talentosos aparecem no documentário encantados pela vivacidade de Franca.
Ela costumava comparar fotos a casamentos. Ambos necessitam ser exigente, às vezes mesmo fazendo um bom trabalho, você falha. Mas ela brinca que casamento tem bem menos importância!
Franca era ousada, amante da arte. Somente ela entendia a arte do fotógrafo, eles diziam. Ela se expressa e deixa os outros se expressarem. Ama a moda livre, sabe reconhecer gênios, por isso sua genialidade nata!

Todo mundo q se interessava por moda sabia que Franca era um ícone, uma personalidade ímpar.
Dona de edições polêmicas, com temas como:

Plásticas

“Não quis caçoar das mulheres. Quis retratar uma realidade!” – Ela dizia ao receber críticas. E foram muitas! Negativas. Porém, Franca tinha sempre uma meta principal em seu desejo: se satisfazer. E quando ela alcançava isto, inevitavelmente satisfazia à marca Vogue, aos fotógrafos e à grande parte do público. Dos apaixonados pelo novo, como ela. Com os conservadores, ela simplesmente não se importava.

Gordinhas

Sim! Elas já tiveram sua “vez” em uma das primeiras edições em que Franca coordenou, e o plus size de hoje fez um belíssimo ensaio com mulheres lindas!
Vaginas de fora

Dessa vez, as críticas foram mais positivas. Os clicks eram na verdade, subjetivos. E ela soube expressar sensualidade com poder (sua marca registrada), magicamente.
Os comentários não eram menos que “a coisa mais sensacional que já vi!”

Mulheres que sofriam agressão

“Por que uma revista de moda não pode falar de maus tratos?” – Franca acreditava que a moda inserida na arte era tão poderosa e viva, que poderia retratar qualquer coisa! Ainda que fossem os maiores ou mais delicados problemas sociais. Do ponto de vista artístico, havia sempre uma expectativa de ser compreendido de melhor maneira, e portanto, um caminho à resolução!

Negras

Momento em que viu o NYFW e observou apenas três negras no casting. Seu olhar, atento e inovador capturou essa cena e a motivou fazer uma edição especial às negras, com editorial by Naomi Campbell. “A idéia estava ali, pra todo mundo. Mas fui eu quem a peguei”.

“Franca levou Vogue Itália a uma nova dimensão”

Franca Sozzani

“Transcende o tempo e a geografia.
O que foi bom, é seu. Ninguém tira de você. Mas ficou no passado.”
Momento em que essa musa fashion, loira e super competente deu entrevista ao seu filho, seu grande amor!

“Amor é uma fortuna que cabe a poucos.”

“Mulheres como ela são mulheres que nascem várias vezes em uma vida.”

Veja! Delicie-se na presença dessa ex-diretora Vogue Itália que, infelizmente, não está mais entre nós. Deixou um legado admirável, rico, exemplo.
Que ela e sua arte cheia de paixão estejam em nossos corações a cada vez que observarmos a moda e como ela transita pela vida!