O guarda-roupas dos nossos sonhos existe no filme As Patricinhas de Beverly Hills (os aplicativos que as garotas usavam por lá, já estão facílimos em uso para nós!), em nossa idealização de menina e na equivocada idéia de que “a grama do vizinho é sempre mais verde!”

Enganos frustrantes, e depois libertadores!

No livro-dica deste mês, deixo prá vocês um conteúdo prático e de acesso moderno.

Bem-vindos ao guarda-roupas possível, criativo e vivo!

Este é o Olhar da Jana sobre o livro:

“Os Segredos do Guarda-Roupa Europeu”

A autora Anuschka Rees tem estilo baseado no despojamento, clean mood e praticidade é sua palavra de ordem.

Ela se moveu aos escritos desse livro, levada aos tradicionais incômodos com a aparência e a típica angústia de quem acompanha Vogue, desfiles de moda, modelos, street style e sente-se sempre aquém. Depreciada. Minimizada.

Dentro do livro, é possível encontrar metodologia própria para descobrir seu estilo, montar armário “dos sonhos” e aprender a fazer compras.

Exceto as receitinhas de bolo, das quais não compartilho a idéia, gosto muito e aplico com meus clientes a filosofia de Rees, onde cita que “não somos predefinidos, temos temporadas, fases…” e esta sim, é uma caminhada que aponta nortes, faz vibrar criatividade individual e multiplica looks!

Outro ponto em que penso ser extremamente relevante dividir, são as comuns compras por impulso e falta de auto-conhecimento, levando às despesas e investimentos caríssimos, tomando tempo, energia e dinheiro com gastos inúteis!

Essa ansiedade para as compras, segundo ela, vem do vício por desejar se enquadrar as revistas que lê, as pessoas que acompanha e admira como fashionistas, e principalmente à vontade de pertencer. À grupos, àamizades, à relacionamentos, status, meios sociais.

Seu estilo é resultado de muitas influências, de todas as pessoas que você conheceu ao longo dos anos, todos os lugares para os quais viajou.”

E eu acrescentaria: das dores que passou, das alegrias que viveu, de tantos erros e acertos, e o mais legal: da construção disso tudo, que não acaba nunca!

Existem trechos super técnicos dentro do livro, que propõem verdadeiras viagens para dentro do seu armário, tecendo momentos bastante honestos entre você e os resultados que encontrará ali. Diagnósticos do guarda-roupa, tipos de peças e seus problemas mais comuns com dicas sobre “como resolver”, detox do armário, análise do seu lifestyle e posteriormente, estilo pessoal na hora de vestir. Tudo isso regado à paletas de cores, exemplos de armário cápsula, regras de modelagem e tecidos.

O mais importante desse papo todo, volto a dizer, não são os rótulos, as regras ou os formatos em que ela estabelece. São as inquietações que ela pode provocar com esse passo a passo, onde milhões de mulheres, pessoas, homens, acessariam “eus” nunca tidos como atenção!

Há muito o que se pensar quando nos deparamos com angústias tão genuínas. Há muito o que se fazer, sobretudo!

E aqui, a autora faz o grande favor de trazer isso à tona, e ao meu ver, é mais uma ferramenta disponível e extremamente generosa de te dizer:

“Está tudo bem com o que tem visto no espelho?

Poderíamos melhorar isso que você chama de aparência?

Será que nos ambientes onde circulo – como trabalho, amigos, família e minha própria casa – existe uma imagem saudável, feliz e confiante ou apenas alguém repetindo conceitos? Ou pior, desmotivado à ponto de se preocupar zero com isso tudo?”

Adoraria deixá-los com um desfecho pronto, uma continha de matemática que lhes serviria de segunda à segunda, proporcionando looks lindos de A a Z, mas tenho coisa melhor à doar:

em primeiro, a indicação dessa inquietação mega positiva, de sugestão de auto cuidado e auto preocupação. Leiam! Anotem, escrevam e deletem todas as partes em que “não servem para vocês”, mas risquem de amarelo neon tudo que for relevante ao momento que se encontram. Tudo vale a pena, lembra? E até mesmo as receitas de bolo de Anuschka Rees nos salvam de dúvidas de verdade.

E em segundo, o meu trabalho. A consultoria da sua imagem conectada ao comportamento, onde ambos trabalham naturalmente e adequadamente à seu favor. Valores preciosos em seu dia a dia, que refletem em todos os ambientes que você fizer parte, trazendo confiança para o que veste, faz e tem como objetivo.

Feliz armário novo. Feliz você!