“Se você tiver sorte o suficiente para ter vivido em Paris como um homem novo, então onde quer que você vá, para o resto de sua vida, isso permanece com você porque Paris é uma festa móvel”, Ernest Hemingway
Deixar Paris é deixar um pouco da moda.
A cidade luz nos parte o coração ao abandoná-la, porque lá é onde a moda chega, sem precisar buscar.
Paris atrai “la mode”, recebe em sua mais majestosa posição, admira, valoriza, entende.
É ali que os amantes do fashion world respiram as tendências e elaboram, saem inspirados desses ares tão ricos!
No Brasil, e em tantos outros lugares, temos sempre um movimento contrário, buscando provar que os profissionais da moda não são apenas loucos produzindo criações, que o preconceito e a compreensão da imagem precisam entrar em novos rumos, que se estuda uma cultura, uma política, uma história e principalmente o comportamento antes de realmente ser um fashionista.
Existe muito mais conteúdo e estrutura do que se imagina, e Paris sabe disso como ninguém. A moda vem de encontro aos profissionais, e não eles que a necessitam buscar.
O trabalho com ela é de fato, admirado e respeitado, enfim, um lugar onde não apenas alto luxo e costureiros talentosos estão. Mas um centro de projetos, objetivos, muitas e muitas vertentes fluindo moda, arte, design, 24 horas por dia.
Nesta semana de Paris Style Week, minha primeira vez neste programa, vimos além.
Visitamos exposições interessantes como Margiela e Hermès. Descobrimos o Museu YSL e entendemos mais de marcas que já conhecíamos como Prada, Dior e Loewe e estreiamos em outras tradicionais francesas, escondidas por lá, tão valiosas quanto, que somente Dione Occhipinti e Valéria Doustaly (idealizadoras do PSW e nossas mestres nesta semana), poderiam nos abrir portas, já que vivem o dia a dia parisiense e são expert em moda como ninguém!
Tivemos uma aula super especial com Dione no Istituto Marangoni, (aula sobre a relação da dança com a moda, na cronologia do comportamento e transições das tendências fashion), conhecemos toda estrutura física e disponibilidade desta “The Scholl of Fashion”.
Aprendemos a dançar o estiloso e animado French Can Can, no Paradis Latin, com bailarinos e depois assistimos ao show incrível dessa equipe que nos recebeu tão bem!
Nos reunimos com duas profissionais do escritório de tendências mais importante daqui, PromoStyl com o suporte da Valéria, e conhecemos todo processo de pesquisas, coleta de informações, elaboração dos projetos e “diagnóstico” do que virá pela frente, nos quesitos cores, formas, filosofia de lifestyle e desejos das pessoas.
Um dos momentos mais interessantes da semana, porque nos levou ao cenário real de como funcionam esses bastidores, nos fazendo crescer ainda mais como criadores!
Outra surpresa mais que agradável, foi o artesão Bruno da Ets Legeron.
Um ateliê no centro da cidade.
Escondidinho, nobre, desenvolve, produz e entrega sonhos em forma de flores e plumas!
Absolutamente lindo, certamente o endereço de Paris que desejamos voltar e voltar, seduzidas pela simpatia deste artista apaixonado e por suas criações magníficas!
Não é à toa que ele entrega essas beldades para marcas-luxo como Chanel, Saint Laurent, Dior, Hermès e muitas outras.
Mergulhar pelo universo da moda é sempre fascinante, mas fazê-lo em ambiente francês, guiadas por duas profissionais tão valiosas, definitivamente foi inesquecível!
À Dione e Valéria, muito obrigada pela experiência. Por dividirem não apenas conteúdo e conhecimento de moda, mas também de suas bagagens, trajetórias e vida.
Essa turma também agregou demais, e cada qual com sua personalidade e visão, somaram mais umas nas outras, deixando muitas saudades!
Há muitas e muitas fotos, anotações, memórias e amores sobre essa semana intensa.
Mas aqui selecionei as mais especiais, desejando compartilhar com vocês e também inspirá-los!
Dizem que Paris é sempre uma boa idéia.
Eu diria que sou alguém mais feliz depois dela.
P.S.: O trenchcoat da foto de capa, é minha orgulhosa criação de minha primeira Coleção @janainaromanini
E foi um prazer apresentá-la à vocês em solo francês.
Bonjour!
