“O olhar precisa viajar” Diana Vreeland
Aqui, viajamos de olhar, paladar e sentidos.
Experimentei junto à esse grupo de arquitetos e profissionais da arte e das obras, um universo vasto que a Europa nos proporcionou!
Primeiro em Estocolmo, na Suécia e depois em Amsterdam, na Holanda.
Na primeira, impressões de organização, civilidade, pessoas e cultura impecáveis.
A moda circula ali de forma sutil, vestindo suecos com docilidade nas mulheres, através de seus vestidos fluídos e florais (era Verão!), e ternos em roupagem moderna e limpa, para os homens.
Nada a mais. Nada over.
Assim é a vida em Estocolmo.
Até o movimento nas ruas é discreto, visto por algumas bicicletas, pedestres indo e vindo do trabalho, carros e trens.
Restaurantes deliciosos e com ambientes charmosos estiveram no nosso roteiro, como Solliden e Aifur Krog.
A vida noturna é contida como eles. Não vimos grandes badalações e quem percorreu em busca de night clubs se decepcionou um pouco.
Mas já que a Suécia tem a calmaria e a qualidade de vida como seu auge, para oferecer, a dica é ir pra lá para saborear justamente isso!
Descanso, bons chefs, visual deslumbrante, ruas limpas e extremamente seguras!
Um exemplo de população e lugar.
Amsterdam é show de movimento!
As bikes, como na Suécia, porém em muito mais volume e velocidade (cuide-se demasiadamente caso visite essa capital, pois esse pessoal dirige bicicletas como loucos!), a quantidade de pessoas (cidadãos e turistas) nas ruas, a oferta de lojas, restaurantes, cultura e lifestyle proibido para menores é infinita!
Vale degustar no Van Rijn, vale (MUITO!) curtir um DJ e alguns drinks no Skylounge do Hilton, vale jantar no orgânico em versão estufa De Kas (belíssimo!) e vale, claro, conhecer o bairro vermelho, tão famoso e frequentado.
De tudo isso, as duas cidades se unem em museus, pontos de exposição, homenagens à artistas e tudo isso de enriquecedor e cheio de conteúdo que a Europa, de modo geral, oferece.
Apesar de ter sido uma viagem absolutamente voltada para o ramo da arquitetura, nosso grupo também desfrutou dos pontos turísticos, fez passeios de barco, visitou fazenda de produção de queijos e muito mais.
O mais legal é ter o olhar antenado e ir clicando pessoas nas ruas, streetstyle, o jeito como se vestem, se comportam e lidam com seu cotidiano naquele espaço.
Aqui você confere muitas fotos do que vivemos nesses dias europeus e delicadamente elaborado pela ACEMDD, de Campinas.
Foi uma experiência mais que agradável e eu estou muito feliz em dividir com vocês!
Boa viagem pelo Olhar da Jana!
