Leo Faria é fotógrafo, elabora os conteúdos dos Instagrams @leofaria e @streetstylemood e capta imagens através de seu olhar poético, ao redor do mundo.
Arte é o que ele vê em suas viagens a la Fashion Week, em editoriais que produz para revistas de moda, ou seja, everywhere.
Há muito tempo acompanho seu trabalho talentoso e é impossível não chamar a atenção as imagens que vemos pelas suas lentes. Elas são uma riqueza de cores, formas e poesia. “Eu só clico aquilo que me transmite verdade”, diz ele. E assim percebemos rapidamente quando conhecemos o seu trabalho.
[metaslider id=997]
Ontem, tive o privilégio de vê-lo contar sua trajetória, desde os tempos de Minas, sua mudança para SP e finalmente o reconhecimento (merecidíssimo!) nacional e internacional. O JK promoveu uma sequência de Talks, e o shopping esteve mais fashionista que sempre! Leo foi um presente! E como disse a ele, minha expectativa a respeito desse fotógrafo bacanérrimo de streetstyle era altíssima, porém ele a superou!
À medida que ia tecendo sua história, reproduzindo fatos de quando ainda era um desafio ganhar a grana com seu trabalho, contando-nos situações curiosas que fazem parte da rotina de muitos que estavam ali e deixando ser visto com humildade por confessar momentos de insegurança e a vontade de se tornar um fotógrafo com credibilidade, fomos nos encantando ainda mais por tudo que estava ali. Não era apenas o Leo, nem apenas fotógrafo ou simplesmente um recurso streetstyle. Eram faces de um homem que saiu de sua casa, próximo de todos, para vislumbrar uma nova vida, para arriscar, apostar, desenhar e construir ele próprio, seu futuro. E o mais difícil: sem saber o que lhe aguardava, sem saber se realmente chegaria em algum lugar bom, e sem ter até mesmo a certeza do que desejava mais, fazer.
E quem ali não se identificou com um pouco ou tudo que Leo Faria expôs, com simplicidade?! Simples, claro e humilde, mas muito firme, muito calmo, sereno, com força e confiança em si próprio.
Talvez Leo ainda tenha uma nuance linda e mineira que o faz assim suave, pleno. E ele soube acrescentar ares paulistas e características internacionais em sua personalidade, seu jeito de agir e pensar, que lhe tornaram um cara ainda mais belo e mais interessante.
Houve dicas técnicas, a marca de sua máquina fotográfica, tamanhos e proporções de lentes, cartões de memória, resoluções e aspectos que fez questão de incluir e nortear quem ansiava por detalhes de seu dia a dia! Falou sobre os ângulos que mais lhe favorecem o olhar, que mais beneficiam as pessoas ao serem clicadas, contou sobre desafios como o tempo “ruim” e a dificuldade em ter a melhor foto com a imensidão e competição dos fotógrafos. Todas situações em que ele, ao atravessar, acabou encontrando um formato ainda melhor e todo seu, que ao final, só repercutiu ao seu favor.
Seja na neve, nas chuvas com guarda-chuvas que deram match com os looks, na loucura dos fotógrafos em que ele descobriu o melhor ângulo sem precisar se submeter ao mesmo trabalho que todos já fazem! E assim foram ganhando força seus diferenciais, e características suas foram (e são) motivos de sucesso! Sua velocidade ao realizar um post o qual outros levariam tempo, seu olhar rápido e antenado ao clicar da maneira mais adequada sem precisar dos filtros e recortes, e enfim… Leo Faria, um fenômeno! Muito valioso seu talk, sua partilha.
Ainda que não seja exatamente nossa profissão a arte de fotografar, se estamos no meio que se chama moda, ou arte, inevitavelmente iremos nos deparar com este trabalho! E ter um bom olhar, saber observar, certamente nos traz mais uma habilidade.
Estou com a moda mais ativa, desde 2014. Sempre preciso de fotos, e eu mesma faço os clicks do que meu olhar capta como especial, e é algo que me apaixona! Buscar o melhor ângulo e ter a foto que me orgulha! Quando se trata de mim, pouquíssimas vezes recorri aos fotógrafos profissionais. Tenho um olhar curioso em casa, que sugere, produz, encontra ângulos perfeitos e sabe onde e como ficarei bem e onde não irá me valorizar! Meu filho, de 13, @enzovsk, é um carinha super descolado, fashion, e me clica sempre, com o olhar apurado e crítico.
Nossa parceria é instintiva, isso é verdade. Mas a percepção dele que resulta no meu trabalho, é sempre tão elogiada, que sempre parece um trabalho profissional! E eu amo!
Pode ser que a moda e a arte estejam intimamente ligadas ao trabalho de fotografia. E eu acreditaria nisso firmemente!
Após conhecer Leo pessoalmente, convenci-me ainda mais de que sucesso e riqueza pessoal também estão muito conectados! Então, que a moda e a arte possa sempre contribuir para o olhar do fotógrafo e vice-versa, já que encerramos essa pequena matéria descobrindo que eles se nutrem!
https://www.youtube.com/watch?v=hp7HYxtE1dc
E ao Leo, apenas meu agradecimento e admiração enorme! Desejos infinitos de clicks seus, olhares seu, por um dia!
