Como organizar o closet? 3 Dicas infalíveis para o seu armário

23 jul, 2020 | Closet da Jana, Dicas

Hoje, as Dicas da Jana, são sugestões infalíveis para você organizar o closet de uma forma funcional e interessante. Assim, será muito mais fácil e prático para você criar os looks do dia a dia e arrasar no visual.

 

Muitas vezes por causa da correria e da rotina, não temos tempo para organizar corretamente o closet. Dessa forma, logo nos vemos soterradas numa avalanche de roupas e sapatos que parecem criar um verdadeiro caos sem solução.

Então, vem aquele sentimento de frustração, e pensamos de que o problema está em nós. Ou então culpamos a moda pela bagunça. Mesmo diante de uma pilha de roupa, a impressão é de que não há nada para usar. Mas o contrário também acontece: achamos que temos tantas roupas, que o melhor seria se livrar de tudo.

Quem nunca se sentiu assim, não é mesmo? Parece que a bagunça nunca vai ter fim, mas, na verdade, você consegue acabar com ela seguindo apenas três passos.

Nada de guias com mais de 20 formas de arrumação. A realidade é que organizar o closet é mais fácil do que parece. Aliás, seguir esses guias enormes na maioria das vezes não ajuda em nada, ao contrário, só atrapalha.

Quer descobrir o porquê? Então vem comigo que eu te ajudo nessa tarefa, com garantia comprovada por mim e por meus clientes!

1- Organize os sapatos em fila

O primeiro passo para organizar o closet é arrumar os sapatos em fila. Pareceu confuso? Calma que eu explico!

Normalmente as pessoas organizam os sapatos de forma a deixar cada peça de um par um do lado do outro. Entretanto, o ideal é deixar os sapatos de um mesmo par um atrás do outro. Assim, os pares que você não conseguia ver, pois ficavam no fundo do closet, são trazidos para frente.

Dessa forma, você ganha mais espaço e nunca mais precisa se esquivar para ver os pares que estão atrás. Além disso, você otimiza o espaço, que normalmente é pequeno, e tem mais visibilidade de todas as peças.

Essa é uma dica que facilita muito na hora de escolher qual o melhor calçado para o seu look. Portanto, não perca mais tempo sofrendo para achar seus sapatos. Organizar o closet com os pares um atrás do outro é a melhor maneira de descomplicar sua arrumação!

organizar o closet

2- Separe por cores!

Geralmente, os guias que ensinam a organizar o closet indicam que você deve separar as roupas pela utilidade delas. Entretanto, esse é um grande erro que quase todo mundo comete. Mas então, como separar as peças?

A resposta é simples: organize o closet de modo a separar as roupas por cores. Separá-las por categoria é um erro grave, pois quando fazemos isso limitamos o poder da peça. Impondo esses limites, uma peça de academia nunca será usada em outro contexto que não seja o de atividade física.

Da mesma forma, uma peça colocada na pilha das roupas de sair, nunca será usada, por exemplo, no trabalho. As que normalmente se usam em casa, nunca sairão de dentro do lar, e assim por diante. Portanto, não separe por categorias!

Organize as suas peças por cores. Seja dobradas nas prateleiras, ou enfileiradas no cabide, é essencial organizar o closet por cor. Não tem problema colocar todas elas juntas, ao contrário, é exatamente esse o objetivo.

Assim, você liberta tanto as suas peças, quanto os seus look. Pois, na hora de criar o visual, você terá mais opções e mais liberdade para ser criativa.

3- O que manter no closet e do que se desfazer?

organizar o closet

Por fim, a terceira mas não menos importante dica, é a respeito de como pensar nas peças do armário. Na hora de organizar o closet surgem muitas dúvidas se é melhor se desfazer de tal peça. Afinal, como saber qual é a hora certa de mandar embora uma roupa? Como definir qual peça você deve deixar no armário e de qual você deve se desfazer?

A resposta é tão fácil quanto a anterior: se você gosta da peça a mantenha, se não, se desfaça!

Outro erro dos guias de organização é orientar que as pessoas se desfaçam das roupas após um tempo sem usá-las. Entretanto, acredite, essa é um falha grave. Isso porque você pode mandar embora algo que realmente gostava, mas que não havia tantas ocasiões para usar. Então, quando chega a aguardada situação, bate aquele arrependimento.

Por isso, na hora de organizar o closet, transforme ele em um armário inteligente. Ou seja, mantenha dentro dele as peças que são atemporais para você. Aquelas que você gosta muito, mesmo acessando elas somente de vez em quando.

É você quem sabe quais são as roupas importantes para você num dia de trabalho, num passeio, ou numa viagem. Por isso, não se renda às fórmulas prontas!

O que de fato funciona para um closet inteligente, é guardar aquele clássico só seu, não importa quando você usar. Já as outras peças, aquelas que você comprou porque era tendência e acabou não gostando tanto, essas podem ir embora.

Algumas vezes você pode emprestá-las, doá-las ou até mesmo vendê-las. O importante na hora de organizar o closet é deixá-lo com a sua cara!

Closet inteligente

Unindo essas três dicas na hora de organizar o closet, você terá um armário inteligente, otimizado e que funciona. Isso porque com essas sugestões você cria um armário que tem a sua personalidade, a sua essência.

Não se esqueça que uma boa organização reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Tudo isso principalmente na hora de montar seus looks. Portanto, cuidar das suas roupas é cuidar de si mesma. Então, bora seguir as Dicas da Jana e organizar o closet? Você não vai se arrepender!

organizar o closet

Gostou desses truques de organização? Então assista ao meu vídeo, em que eu mostro na prática e de dentro do meu closet, todas essas dicas. Aproveite para se inscrever no meu canal e me seguir nas redes sociais.

Toda semana eu trago mais dicas de tudo que envolve o mundo da moda e do cuidado consigo mesma. Não perca essa oportunidade!

Assista ao vídeo e tire suas dúvidas: